Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Venda de imóveis cresce no período eleitoral, aponta pesquisa


Fonte: Jornal do Comércio
Data de publicação: 14 de fevereiro de 2025

70ee5b_9d24c84372ff4773a9cb018edd3c3ade~mv2.jpg

As incertezas e turbulências no cenário político têm efeito positivo em pelo menos um setor da economia: o imobiliário. É o que mostra uma pesquisa sobre a venda de imóveis em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, que revelou alta superior a 40% na comercialização de unidades em períodos próximos às eleições. O momento foi reforçado nas análises de especialistas e empresas, que estão no especial sobre a construção civil, veiculado em fim de setembro, com reportagens reforçando que "a hora de comprar imóvel é agora".

 

 

A Alphaplan Inteligência em Pesquisas fez levantamento com base em estudos da Pesquisa de Mercado Imobiliário e apontou que, na capital gaúcha, a aquisição de imóveis aumenta em média 55% na comparação com o restante do ano, mais do que nas capitais mineira (48%) e paulista (37%). O estudo mostra ainda que o movimento é tradicional em períodos próximos às mudanças na Presidência da República.

 

 

Entre julho e setembro de 2002, por exemplo, na véspera da primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto, as compras foram 23% superiores ao restante do ano em Porto Alegre. Já entre fevereiro e abril de 2014, véspera da reeleição de Dilma Rousseff (PT), o número foi de 71%. Em agosto de 2016, mês que consumou o impeachment da ex-presidente, houve um aumento de 37% na negociação de imóveis, aponta a Alphaplan.

 

 

De acordo com o diretor da consultoria, Marcelo Bettio, a explicação para o fenômeno é a insegurança sentida pelos investidores em relação ao futuro, o que leva à busca por reservas de valor. “Os imóveis são vistos como uma forma de cristalizar o valor investido, porque representam um investimento seguro”, explica Bettio.

 

 

Diante da incerteza sobre o resultado eleitoral, o economista frisa que o investimento no setor imobiliário é uma boa opção também para as famílias. “É uma forma de consolidar o investimento familiar, porque, a longo prazo, sempre valoriza. Diferentemente do mercado de ações, por exemplo, que é volátil”, indica o diretor da Alphaplan.

 

 

Em 2018, o momento de desconfiança com o cenário político acontece próximo à retomada da construção civil, que amargou seguidas retrações no volume de vendas nos últimos anos. O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Aquiles Dal Molin Júnior, alertou que quem tem interesse em fazer o investimento em um imóvel deve fazê-lo agora, "já que há um estoque alto disponível ao mesmo tempo em que há necessidade das empresas do ramo em fazer caixa".

 

 

Para quem estiver pensando em comprar imóvel, o índice FipeZap de setembro apontou queda de 4,54% nos preços das unidades residenciais ofertadas em canais de internet nos últimos 12 meses nas principais cidades brasileiras. De acordo com o indicador, o valor do metro quadrado médio em 15 bairros de Porto Alegre ficou em R$ 5.608,00, mais caro apenas do que Goiânia e Salvador entre as grandes capitais.

 

 

Procura por empreendimento cresceu 30%

 

 

A tendência de alta na venda de imóveis no período eleitoral foi percebida pela Mocellin Incorporações, em um novo empreendimento na zona Norte de Porto Alegre. Apesar de seu pré-lançamento ter sido realizado em maio, a procura por imóveis e as visitas ao plantão de vendas se intensificaram cerca de 30% somente em setembro, afirma o diretor da empresa Fernando Mocellin. Segundo ele, a tendência é de que a busca se intensifique nos próximos meses.

 

 

“Os juros estão baixando e as condições para a retomada do crescimento estão postas. Falta confiança”, afirma o executivo. Para ele, depois dos seis meses do novo governo, o mercado tende a consolidar a expansão. “A partir do momento que as coisas não mudam em termos de política econômica, não há quebra da confiança”, avalia Mocellin.


edit
Ficha de Sindicalização

Deseja se cadastrar no sindicato? Basta baixar a ficha, preencha e encaminhe para o Sindimóveis.

attach_money
Guia de Honorários

Tabela de valores e custos com honorários para cargos e funções ligadas ao setor imobiliário.

description
Contrato de Corretor Associado

Consulte a minuta para os contratos de corretor associado junto ao Sindicato.

payments
Contribuição Assistencial 2025

Efetue o Pagamento da Contribuição Assistencial 2025 de forma rápida e segura.




menu_book
Avaliação de Imóveis

Por João Diniz Marcello
Carga horária de 24h/aula