Preço do aluguel recua 0,12% em junho
Data de publicação: 14 de fevereiro de 2025
São Paulo – O preço dos imóveis para alugar recuou em junho. O valor médio de locação sofreu uma pequena baixa de 0,12%, segundo o Índice FipeZap de Locação, que acompanha a variação nos valores de apartamentos anunciados em 15 cidades brasileiras.Em 2017, preço médio de locação acumula alta de 0,47%. No entanto, a inflação acumulada no ano, medida pelo IPCA, foi de 1,18%, ou seja, a queda real do Índice FipeZap de Locação no período foi de 0,70%. Isso significa que o poder de negociação segue na mão de quem aluga.
A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta inferior ao aumento generalizado dos preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA. Vale destacar que a variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.Se forem levados em conta os últimos 12 meses encerrados em junho, o aluguel residencial caiu 1,01% e a queda real foi de 3,89%.Entre as oito cidades onde os preços médios de aluguel subiram em junho, se destacam Florianópolis (+1,26%), São Bernardo (+0,79%) e Curitiba(+0,56%). Já entre as cidades que registaram recuo no preço médio de locação, a variação foi mais intensa em Fortaleza (-1,33%), Goiânia (-1,28%) e Rio de Janeiro (-1,10%).
O Índice FipeZap de Locação é desenvolvido em conjunto pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo site de classificados Zap Imóveis, com base em anúncios da internet. A pesquisa não incorpora no cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes, cujos preços são reajustados periodicamente.
Ficha de Sindicalização
Deseja se cadastrar no sindicato? Basta baixar a ficha, preencha e encaminhe para o Sindimóveis.
Contribuição Assistencial 2025
Efetue o Pagamento da Contribuição Assistencial 2025 de forma rápida e segura.
Guia de Honorários
Tabela de valores e custos com honorários para cargos e funções ligadas ao setor imobiliário.
Contrato de Corretor Associado
Consulte a minuta para os contratos de corretor associado junto ao Sindicato.